quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Secretário de Estado dos EUA visitará México nas próximas semanas

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, visitará o México nas próximas semanas, declarou nesta quarta-feira o secretário de Relações Exteriores do México, Luis Videragay, após reunião em Washington.

Videgaray conversou com os jornalistas após um encontro de mais de uma hora com Tillerson. Segundo o chanceler mexicano, a reunião ocorreu em "tom respeitoso e termos construtivos".

"Acertamos que teremos reuniões frequentes. A próxima será na Cidade do México. O secretário Tillerson irá ao México nas próximas semanas", explicou o chefe da diplomacia do país.

Perguntado se o México está disposto a remarcar a visita do presidente do país, Enrique Peña Nieto, aos EUA, cancelada após uma série de polêmicas, Videgaray respondeu que "por enquanto não".

A reunião ocorreu duas semanas depois do cancelamento, resultado da tensão gerada pela ordem executiva assinada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para ordenar a construção de um muro na fronteira e pela insistência de que o México pagará pela obra.

"Falamos da importância dos mecanismos de coordenação existentes, tanto em matéria migratória como na questão do combate ao crime organizado e às ameaças terroristas", indicou Videgaray.

Sobre a renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), o chanceler afirmou que o governo está realizando um processo de consulta de pelo menos 90 dias com o Senado, o empresariado e outros setores, algo que deve ser completado antes de começar a discutir o pacto.

Pouco antes de Videgaray deixar o Departamento de Estado, um dos assessores mais próximos de Trump, Jared Kushner, também genro do presidente, saiu do local, o que indica que ele participou da reunião.

O chanceler partiu na sequência para um encontro com o secretário de Segurança Nacional, John Kelly, um dos principais responsáveis pelo projeto de construir o muro na fronteira comum. EFE


AGENCIA EFE

0 comentários:

Postar um comentário