terça-feira, 7 de março de 2017

Vereador denuncia omissão do Ibama na defesa do rio Piracuruca

Na sessão da câmara de vereadores desta terça-feira, 07/03, o vereador Pedro Lima (PSD), líder do prefeito na Câmara, anunciou que a Prefeitura Municipal vai iniciar nesta quarta-feira, 08/03, os trabalhos de limpeza e retirada de aguapés do leito do rio Piracuruca. O parlamentar lembrou que trata-se de uma ação paliativa, mas é preciso que alguma coisa seja feita. Segundo Pedro Lima, a administração pública convida as pessoas que desejarem ajudar voluntariamente, que também se una às equipes que vão realizar o trabalho e estão aptas a treinar os voluntários que eventualmente desejarem dá sua contribuição.

De acordo com a Constituição Federal os rios brasileiros que cortam dois ou mais estados, a exemplo do Rio Piracuruca, são de responsabilidade e do interesse do União e a sua preservação é do Governo Federal. É certo que o governos estaduais e municipais não estão isentos, e através de suas secretarias do meio ambiente, também estão envolvidas nessa tarefa, mas é o Governo Federal, através do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e do IcmBio - Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, os órgãos responsáveis legais pela fiscalização e preservação desses rios de interesse nacional.

Na tribuna o vereador Pedro Lima desafiou o dois órgãos do governo federal a unirem-se à Prefeitura Municipal e ao Governo do Estado e lembrou a total ausência desses órgãos na fiscalização dos criatórios de peixeis que diariamente despejam milhares de quilos de ração nas águas do rio e são verdadeiramente a principal razão para a poluição de suas águas.

O vereador lembrou, ainda, que o IBAMA fechou os olhos para esse problema, mas é muito eficiente e presente para embargar obras de construção de casas na região, prender caçadores humildes e multar por podagens de árvores. IBAMA e Icmbio são órgãos da esfera federal, têm a obrigação de agir e de forma severa, visto que têm, inclusive, poder de polícia, assegurado pela Constituição Federal, mas estranhamente cruzou os braços.

Realmente, diante de um cenário desolador nas águas de um rio de tamanha importância, como o rio Piracuruca; diante de uma catástrofe que salta aos olhos das pessoas; é, no mínimo, muito estranha essa omissão, bem lembrado pelo vereador.

O rio Piracuruca é o maior afluente do rio Longá, que por sua vez é um dos maiores afluentes do rio Parnaiba; e, portanto, faz parte da segunda maior bacia hidrográfica do nordeste brasileiro, que é a bacia do Parnaíba.

Da redação.

0 comentários:

Postar um comentário